Quick TIps – Criando uma base de conhecimentos com ferramentas Wiki

Criando um base de conhecimentos com ferramentas Wiki!
Por Gabriela Pedrozo e Samuel Candéa

Com certeza você já usou o Wikipédia para fazer pesquisa sobre algum assunto na internet, certo? Mas você sabia que empresas podem ter sua própria Wiki para gerenciar o conhecimento?

Em 2018, o LawVision começou a visualizar a necessidade de criar o LawVision Wiki como uma forma de manter todas as informações centralizadas e disponíveis para todos a qualquer momento. Antes da implantação da ferramenta, as informações sobre os processos e atividades estavam segmentadas entre diversos colaboradores, causando muitas pausas nas execuções das funções, inclusive retrabalhos. Outra eventualidade era a ausência de algum colaborador, por motivo de férias, por exemplo.. 

O Wiki foi uma forma que o LawVision escolheu para introduzir a gestão do conhecimento na organização. A Gestão do Conhecimento “pode ser entendida como um conjunto de processos e atividades sistemáticos, articulados e intencionais, que visa gerar, armazenar, preservar, compartilhar e reutilizar o conhecimento organizacional, seja ele tácito ou explícito, disponibilizando-o para as pessoas certas, nos momentos certos, de forma que se possa agir da maneira mais eficiente e eficaz, e assim gerar valor e vantagem competitiva para uma organização”, segundo Moreno Jr. e Lima.

A plataforma que usamos foi o Media Wiki. Você pode baixar o framework no endereço www.mediawiki.org

Com a implantação do Wiki, com as informações centralizadas, todos têm acesso às informações sem dificuldade alguma. Para isso, foi necessária uma força conjunta de todos para auxiliar no processo. Três pessoas tiveram o papel principal: o responsável pelo TI configurou o ambiente para que o Wiki funcionasse de maneira integrada ao domínio do LawVision, o coordenador técnico do LawVision desenhou a estrutura de tópicos que deveriam ser abrangidos e a estrutura de informações; um terceiro colaborador fez o levantamento de todas as informações necessárias, incluindo entrevistas com outros colaboradores envolvidos no projeto. Ao todo, foram dedicados 3 meses para que estivesse funcionando plenamente a ferramenta.

Os benefícios são evidentes. A ferramenta está sendo amplamente utilizada por todos os integrantes do LawVision diariamente. A taxa de retrabalhos caiu significativamente. Os funcionários mais antigos não precisam mais parar suas atividades para auxiliar outros colaboradores.

E você, como está fazendo a gestão do conhecimento na sua organização?

Conte pra gente!

Posted in Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *