Quick Tips – SSL conexão segura

SSL conexão segura!
Por Alisson Kaspechak

Nos dias de hoje, em que a tecnologia tem avançado cada dia mais, a segurança da informação talvez seja a preocupação número um. Quantas vezes você já acessou uma loja virtual ou um site e pensou  “será que o que  estou fazendo é seguro”? ou “Será que posso cadastrar meus dados neste site sem me preocupar”?.

Para reduzir essas preocupações e navegar de forma mais tranquila, é bom verificar se o acesso que você está realizando possui certificados SSL.

 

O que significa SSL? 

SSL é um certificado de segurança o qual sua sigla significa Secure Socket Layer. Trata-se de uma proteção para evitar que hackers ou pessoas mal-intencionados possam interceptar informações sigilosas ou modificá-las no momento em que está se realizando a inserção de cartões de crédito, dados pessoais, documentos e outros. Não se trata apenas dos dados que você está fornecendo: quando um website possui um SSL, a empresa certificadora cuida da proteção de ambos os lados tanto para o navegador que você está utilizando quanto para o local onde estes dados estão sendo inseridos/utilizados.

 

O que ele realiza para que os dados não sejam interceptados ou modificados? 

Para que a operação que você esteja realizando seja totalmente segura, o SSL trata todos os dados com algoritmos de criptografia, codificando os dados no momento da inserção / transação, fazendo com que o dado fique ilegível para potenciais invasores.

 

Como identifico se estou acessando um ambiente com SSL? 

É simples! Basta verificar se o endereço do site começa com o protocolo HTTPS e se o protocolo está valido. (protocolos vencidos apresentam erros no navegador, onde o navegador pode mostrar mensagens como Este site não é confiável).

Outro ponto importante a se atentar é clicar sobre o símbolo do cadeado ou então a escrita seguro em seu navegador e clicar para ver mais informações sobre o certificado, com isto irá aparecer dados sobre a empresa certificadora e para quem aquele certificado foi emitido.

Agora que você já entendeu como funciona o SSL, curta sua navegação com muito mais segurança!

Posted in Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *